Qual a diferença entre a energia solar fotovoltaica e a energia térmica?

28/07/22 | 0 Comentários

Para quem pretende investir em energia solar, é recomendado estar por dentro de quais modelos estão disponíveis no mercado e quais deles são mais adequados para cada necessidade.

Os dois tipos mais comuns atualmente são:


A energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica.

Mas você sabe qual a principal diferença entre elas?

Energia solar térmica:

Esse modelo conta com painéis paralelos a tubos, que ficam preenchidos com água.

O principal objetivo é captar o calor do sol para aquecer líquidos.

Ela é recomendada para alguns processos industriais específicos, ou para aquecer a água do chuveiro em residências, por exemplo.

Por ser diretamente dependente do calor do sol, conta com restrições para locais onde o clima é mais frio. E geralmente, recomenda-se o uso desta em conjunto com o modelo fotovoltaico, já que a energia solar térmica não possui a capacidade de produzir energia elétrica.

Energia solar Fotovoltaica:

Conta com painéis grandes de vidro temperado, com células fotovoltaicas, que possuem uma cor azulada ou preta.

Geralmente, são instalados em grupos chamados de sistemas fotovoltaicos.

O nome se dá exatamente por contar com a capacidade de transformar os fótons (partículas de luz) em volts (partículas de energia elétrica).

Esse modelo é mais recomendado para comércios, casas e indústrias que consomem uma quantidade alta de energia, geralmente acima de R$200,00/mês. Além de ser considerado o mais sustentável do mundo, ainda promove a redução de mais de 90% dos gastos mensais, já que o sol é um recurso infinito e os fótons ficam presentes na atmosfera mesmo em dias nublados.

Compartilhe e curta nossas redes sociais

LEIA TAMBÉM